sábado, 15 de outubro de 2016

Golem e o gênio e as relações inesperadas




Golem e o gênio (Darkside, 2015; 514 pgs.) é um daqueles livros que você termina triste por terminar. Que, ao virar a última página, te dá uma saudade enorme dos personagens, e uma vontade de saber mais, de continuar acompanhando o desenrolar dos acontecimentos. De saber o que acontece depois.


Embora alguns dos meus livros preferidos sejam de fantasia (estou falando com você, Harry Potter), eu confesso que terror, suspense e ficção científica me atraem muito mais. Portanto, quando a DarkSide <3 anunciou o lançamento de ‘Golem e o Gênio’, ele não entrou exatamente na minha lista de desejos. Tinham muitos suspenses e distopias na fila. Mas aí a Raquel Moritz, autora de um dos melhores blogs literários que eu conheço (pipocamusical.com.br), passou 2015 INTEIRO falando do quanto Golem e o Gênio era maravilhoso. Ele apareceu em TODAS as listas de melhores livros dela, então, depois de ouvir tanto falar da história, eu me rendi e coloquei ele na minha wishlist.


Antes de falar da história, deixa eu falar um pouco da edição. A DarkSide é famosa por fazer livros perfeitos nos mínimos detalhes. Eu tenho algumas edições aqui e são todos maravilhosos. Mas Golem e o Gênio é mais do que isso. É uma obra de arte. Provavelmente é o livro mais bonito e bem feito que eu tenho na estante. Da arte da capa à folha de rosto, das fotografias de época à citação no fim, tudo no livro é pensado cuidadosamente para nos transportar para a história mágica em que estamos prestes a mergulhar. Ainda que a história não fosse boa, era um livro que valia a pena ter.

 "Um homem pode desejar algo por alguns instantes, mas uma grande parte dele rejeita esse desejo. Você deve aprender a julgar as pessoas por seus atos, não por seus pensamentos."

Mas, além do trabalho fenomenal da edição e design, a história na qual Helene Wecker nos conduz é fabulosa. A sua narrativa é gostosa, nem rápida nem detalhista demais, mas no ponto certo para nos permitir imaginar os cenários e personagens enquanto acompanhamos os diversos acontecimentos. A maneira como ela constrói cada personagem, como conta suas histórias, indo do passado para o presente nos aproxima tanto de cada um deles que nos sentimos quase parte da história, e ficamos tristes quando temos que dizer adeus.

 "Por que reforçar nossas diferenças, mantendo lei arcaicas e ignorando a alegria de repartir o pão com nossos vizinhos?"

A história se passa na Manhattan da virada do século XX, construída por imigrantes, bem diferente da imagem de Nova York que temos hoje. Nesse cenário original, uma amizade improvável vai surgir. A Golem é um ser feito de barro, por um antigo rabino estudioso da cabala, que acaba chegando meio perdida à América. O Gênio é um ser de fogo, nascido no deserto sírio, aprisionado em uma garrafa por um beduíno mil anos atrás. Ao longo de gerações e gerações, essa garrafa acaba parando nas mãos de um funileiro, que acidentalmente liberta o gênio. Uma criatura feita para servir, que deseja um mestre, e uma para quem a liberdade é seu bem mais precioso, e que busca se livrar dos seus grilhões. Seus caminhos se encontram, e acompanhar a interação entre estas duas criaturas tão diferentes é maravilhoso. Os diálogos criados por Wecker são tão verossímeis, e os questionamentos e posições de cada personagem soam tão factíveis, que o livro te captura completamente e você não quer largar nunca mais.

"Mas amor baseado apenas em solidão e desejo não dura muito. Uma história compartilhada, tradição e valores unem duas pessoas de uma maneira muito mais completa que qualquer ato físico."

Eu li as 514 páginas de Golem e o Gênio em 3 dias. Se eu não tivesse absolutamente mais nada pra fazer, provavelmente teria lido em um dia só. O que eu posso dizer sobre esse livro é: leiam. Se deixem levar pelos caminhos percorridos por Chava e Ahmad. O mergulho nas culturas hebraica e árabe vai te fascinar, te envolver e te capturar completamente. A vontade que fica, ao terminar o livro é simplesmente voltar ao capítulo 1 e ler tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário