terça-feira, 21 de março de 2017

Diário de uma escrava e o terror real



Eu adoro livros de terror. Mais do que filmes, acho que são vários os temas, que, quando trabalhados no formato de livros ficam mais assustadores e sombrios do que na tela. Leio terror de todos os tipos: fantasmas, demônios, alienígenas, psicopatas em geral e etc, e já li livros com enredos altamente bizarros, com personagens extremamente perturbados. Mas nenhum deles me preparou para o que seria a leitura de ‘Diário de uma escrava’.


Esse livro da Darkside foi uma experiência tão perturbadora que eu simplesmente não consegui parar de ler... acho que se eu tivesse abaixado o livro em algum momento, não teria coragem de voltar para ele. Em vários momentos, minha vontade foi arremessar o livro longe e não voltar para essa história e para esse universo nunca mais. A narrativa de Laura, uma menina que, aos 18 anos, conta como foi sequestrada aos 14, e mantida em cativeiro desde então, sofrendo torturas e estupros diariamente é de revirar o estômago. É uma leitura angustiante, que dá raiva, nojo, desespero.

A escrita de Rô Mierling é crua, visceral e direta ao ponto. Sem enfeitar, sem disfarçar, ela nos introduz à vida de horrores diários da sua personagem. Além dos trechos narrados diretamente por Laura, outros trechos do livro, em terceira pessoa narram acontecimentos com outras vítimas, sempre mantendo o mesmo tom apavorante. Embora eu considere que a autora forçou alguns pontos para que a história tivesse o desfecho imaginado por ela (e não vou tecer nenhum comentário sobre o final para não dar spoilers), é inegável que o absurdo do dia-a-dia de Laura é a infeliz realidade de inúmeras meninas e mulheres mundo afora.


"...todos ali se divertindo, conversando, comemorando ou discutindo assuntos diversos, e eu ali, sentada com um matador de meninas, um psicopata. Quantas vezes nos sentamos em lugares assim sem saber o que acontece na mesa ao lado?"


Embora a história de Laura não seja baseada em um caso específico, sua narrativa foi construída com base em diversos casos de sequestro de crianças e adolescentes que acontecem no Brasil e no mundo. No final do livro, existe uma lista de casos reais que se assemelham ao da história, bem como a bibliografia utilizada pela autora como fonte. A história de Laura é desesperadora por si só, mas quando somos lembrados que isso acontece diariamente com diversas meninas ao redor do globo, fica ainda mais revoltante. 

    “Hoje, eu me levantei para fazer minhas necessidades, comi um pedaço de pão e chorei. Sempre chega uma hora em que o ser humano deixa de ser humano, deixa de ter esperanças. Cheguei ao meu limite.”
 
Como de costume, o trabalho de edição da Darkside está impecável. Mas a capa linda, com verniz localizado, corte das folhas colorido, fita de marcar páginas, nada disso dá um vislumbre do horror escondido nas páginas desse livro. Eu diria que entre os livros da Darkside esse foi o que mais me perturbou. É impossível parar, é impossível esquecer. Diário de uma escrava é uma verdadeira história de terror, dessas que nos deixa apavorados durante a leitura e que nos assombra por muito tempo depois de termos chegado à ultima página.


2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro. A edição é realmente linda demais, mas acho que não tenho estômago pra iniciar ainda.
    Só vejo comentários positivos sobre ele. É um tema muito forte, ai, não sei se leio rs
    Amei a resenha ❤

    Ps: seu blog é lindo.
    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylena!
      Obrigada pelo comentário! Esse livro é um soco no estômago mesmo. É muito bom, mas precisa de um preparo pra ler, embora ele vá te abalar de qualquer jeito.
      Vi no seu blog (que aliás, tbm é lindo) que você é nordestina. Eu moro na Bahia, e vc?
      Obrigada pela visita e volte mais vezes! <3

      Excluir